domingo, 28 de outubro de 2007

FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quais são as principais necessidades da rede estadual no ensino aprendizagem da língua inglesa? Como atendê-las? Como você avalia os projetos propostos diante dessas necessidades? As necessidades são inúmeras, classes numerosas, falta de material didático o que dificulta a contextualização do ensino da língua principalmente na 5ª série, vale ressaltar que a visualização da figura é muito importante, falta de interesse dos alunos, preconceito do aluno em relação ao ensino – aprendizagem de língua estrangeira, o aluno pensa que o conteúdo ensinado na escola não serve para nada, que para aprender uma língua estrangeira é preciso estudar numa escola especializada, preconceito este, que é na maioria das vezes aprendido com a própria família e às vezes com falta de ética de alguns profissionais que ensinam a língua de maneira mecânica sem reflexão e pensam que o professor da escola pública é um coitado e frustrado, o aluno também acha que aprender uma língua significa falar esta língua fluentemente. Também faltam professores motivados com o ensino. Seria muito útil um espaço para discussão e reflexão entre os colegas da área. Mas isso está mudando. Nós professores de inglês ficamos muito tempo esquecidos. O interaction teachers está sendo um sucesso, também temos tido oficinas oferecidas pela diretoria de ensino, agora com o interaction student esperamos que o aluno possa perceber o quanto é importante o uso de inglês nos diferentes contextos e mídias. Infelizmente as salas de informáticas ainda contam com um numero reduzido de computadores para uma classe com 40 alunos em média, mas tentamos fazer de maneira que todos participem.

Nenhum comentário: